É uma marca que é sinônimo de construção sofisticada sem deixar de lado o casual chique.
Sobriedade, conforto, minimalismo e qualidade são o que a grife de Calvin Richard Klein sempre procurou oferecer.
Desde criança já demonstrava destreza e talento para a moda, nascido no Bronx, aprendeu quase tudo como autodidata.
De costura a desenho, Calvin dominava com maestria a arte da moda, e após grande esforço for agraciado com uma bolsa de estudos no FIT (Fashion Institute of Technology) a melhor faculdade de moda nos estados unidos.
Trabalhou como aprendiz em uma loja de casacos e, sempre focado, conseguiu poupar o suficiente para ser seu capital na época, dez mil dólares.
Finalmente em 1968 foi lançada a Calvin Klein. Apesar de todo talento, por ainda não possuir fama a marca vendia suas criações em pequenas quantidades para lojas de departamento.
Uma das palavras chaves para Klein sempre foi minimalismo. Esse estilo foi usado em sua primeira coleção e foi o que chamou a atenção do gerente de departamento da Bonwit Teller que lhe fez uma encomenda de cinqüenta mil dólares, um valor extremamente alto se considerarmos que Calvin ainda era um ilustre desconhecido.
“O Conquistador”, como foi apelidado pelo jornal Women’s Wear Daily anos mais tarde, hoje considerado uma das 25 personalidades mais influentes na América pela revista Time, naquela época em sua ascendência começava a conquistar a todos com seu estilo sportwear minimalista.
Em 1973 o estilista teve seu maior reconhecimento, entrou para história ao receber o Coty Award, prêmio que foi agraciado novamente em duas outras ocasiões.
Já com um sucesso estrondoso, em 1977 a marca já possuía um faturamento superior a trinta milhões de dólares e decidiu diversificar suas coleções. Foram criadas roupas femininas, roupas esportivas, todas seguindo os princípios de design adotados por Klein.
As linhas clássicas e suaves deram as caras até nas coleções esporte, com suéteres de gola rolê e calças mais estreitadas.
Anos mais tarde, Calvin conseguiu o feito de colocar jeans nas passarelas, provocando a concepção do que era moda para os mais conservadores.
Nos anos 80 a grife teve ainda mais segmentações, roupas íntimas, perfumes e uma marca alternativa mais jovem e urbana.
A cK CALVIN KLEIN, é uma versão mais jovial e urbanizada da marca.
Colorida e com acessórios se firmou no mercado. Hoje com mais de cem lojas espalhadas pelo mundo, a marca criada pelo mestre Klein foi vendida para o grupo norte-americano Philips-Van Heusen (PVH) por US$ 438 milhões, entretanto Calvin ainda possui US$ 30 milhões em ações e participação nas vendas até 2018, também é o consultor de criação mais importante para todas as produções.
Linha do tempo de perfume:
1978
Lançamento do perfume Calvin (primeiro perfume masculino produzido)
1985
Lançamento do perfume Obssession
1988
Lançamento do perfume Eternity
1991
Lançamento do perfume Escape
1993
Lançamento do perfume CK On
2004
Lançamento do perfume CK One Summer
2005
Lançamento do perfume Eufhoria
2007
Lançamento do perfume CK IN2U
2009
Lançamento do perfume CKFree